Guia definitivo para vender mais usando o Instagram

O Instagram está se tornando cada vez mais uma excelente ferramenta de vendas.

 

Nela, os usuários que compram online não precisam mais entrar no site do lojista e escolher o produto, agora o caminho é inverso: o lojista oferece o produto e mostra o preço na timeline dos seus seguidores, ou seja, uma vitrine virtual. Por isso, se você deseja ampliar suas vendas, é importante dar atenção a essa rede social.

Abaixo, confira os fatores essenciais para você vender mais no Instagram:

 

1 Plataforma Visual

Antes de tudo, é preciso compreender a principal característica do Instagram: ele é uma rede social de imagens e vídeos. O conteúdo importa, mas ele deve ser um complemento à imagem. É preciso que seu cliente compreenda a mensagem por completo mesmo que não leia a descrição da sua foto/vídeo ou acesse seu perfil.

 

Dê atenção à produção das suas fotos e vídeos. Se você não pode contratar um fotógrafo profissional para fazer as imagens, procure uma boa iluminação e publique imagens com boa resolução e nítidas. O cenário e os elementos que vão compor sua publicação ficam por conta da sua criatividade.

 

Procure criar uma identidade visual padrão, que seu público identifique facilmente ao ver, como a mesma fonte, o seu logotipo ou uma moldura

 

2 Conteúdo

É claro que você deve publicar seus produtos e informações sobre o seu negócio, mas se limitar a isso é reduzir o potencial de alcance e engajamento do seu perfil.

 

Entenda os hábitos e as necessidades dos seus clientes para publicar conteúdos relevantes. Se você tem uma papelaria, por exemplo, pode montar um kit com produtos essenciais para um estojo escolar, dicas de como organizar a mochila, entre outros.

 

Dessa forma, você ficará conhecido não só pelos seus produtos, mas também pelas informações úteis que fornece aos seguidores.

 

3 Engajamento

No começo, é preciso atrair seguidores, mas atenção às armadilhas: nada de comprar seguidores ou utilizar programas para conseguir seguidores em massa.

 

Fazendo uma dessas coisas, possivelmente você terá um número alto de seguidores, mas um pequeno engajamento. Isso porque muitos dos perfis que irão te seguir não estarão interessados nos seus produtos.

 

Como a rede social funciona com um algoritmo em que, quanto mais pessoas interagem, mais ele amplia a entrega, é melhor tem uma base de seguidores não tão grande, porém engajado, do que um número de encher os olhos, mas pouquíssimas interações.

 

  • Os stories são ótima opção para mostrar rapidamente seu produto. Podem ser utilizados como foto ou vídeo curto. São publicações que duram apenas 24h e podem ser personalizadas.
  • Para o Instagram, se você responde rapidamente (em até uma hora) os comentários e mensagens dos seus seguidores, seu perfil é mais relevante, então ele passa a mostrar seu conteúdo para mais seguidores.
  • Não existe uma regra sobre isso. Cada negócio deve testar seu público e ver o que melhor funciona. Tente identificar quais são os horários que seu público mais interage e poste nesses momentos.
  • Utilize hashtags próprias do seu negócio e outras que tenham a ver com seu produto. Com elas, os usuários podem fazer uma busca por palavra-chave (como porta-copos, por exemplo) e encontrar você.

 

4 Anúncios

Faça anúncios com seus produtos ou publicações mais relevantes. O investimento pode ser pequeno e vai fazer com que mais pessoas conheçam sua marca e se conectem com você.

 

Para anunciar, seu perfil deve estar conectado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook. Você pode utilizar o mesmo anúncio para as duas redes ou optar por somente uma delas.

 

 

5 Loja

A rede oferece o Instagram Shop, uma possibilidade de vender direto pela plataforma. Essa é uma facilidade, já que os compradores procuram dar cada vez menos cliques para finalizar uma compra.

 

6 Análise

Por último, mas não menos importante, acompanhe as métricas que o Instagram fornece para avaliar seu desempenho e conhecer melhor seu público. Com esses dados, você mantém o que está bom e melhora o que não está tendo bom resultado.

 

E aí, está pronto para vender no Instagram?

Escolha os melhores produtos para oferecer e impulsione suas vendas.

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