Como contornar o baixo movimento das férias: 5 dicas práticas para a sua loja física

Assim que a euforia das festas de final de ano chegam ao fim, o comércio brasileiro se depara com uma época desafiadora para, especialmente, as lojas físicas: as férias de verão. Nesse período, as cidades costumam se esvaziar e os clientes aproveitam as praias. Por isso, reunimos aqui dicas de como contornar o baixo movimento da época e conseguir vender mais.

 

1 Planeje eventos

Uma das maneiras mais práticas de trazer os consumidores até sua loja física é por meio de eventos. Se você vende presentes criativos, pode aproveitar o seu espaço para promover um evento de decoração ou receber uma série de palestras sobre as tendências para o próximo ano, por exemplo.

 

Esse tipo de manobra não apenas funciona como um chamariz para novos clientes, como também coloca a sua loja no mapa, fortalecendo a autoridade da sua marca no nicho em que você atua.

 

2 Aposte em liquidações

Como contornar o baixo movimento das férias: 5 dicas práticas para a sua loja físicaÉ bastante provável que a expectativa do comércio para as festas de final de ano tenha deixado o seu estoque com sobras de coleções passadas e produtos de 2018. Mas isso não quer dizer, imediatamente, que você vai ficar com um estoque parado porque a época das férias é ótima para promoções.

 

Muitas cidades promovem liquidações em conjunto e participar dessas “loucuras de descontos” é ótimo para desafogar o estoque e dar visibilidade ao seu negócio. Mas não se esqueça de que os descontos precisam valer a pena ou o efeito esperado será justamente o contrário.

 

3 Trabalhe sua presença nas redes sociais

No mundo digital e conectado em que vivemos, as chances de uma loja vender mais por estar presente online são maiores. Especialmente se você trabalha com produtos de decoração e presentes criativos, utilizar as redes sociais como vitrine é uma maneira de manter as vendas nos períodos de baixo movimento.

 

Isso não quer dizer, porém, que você precisa montar um e-commerce. Apenas postar constantemente e mostrar o seu produto já é o suficiente. Para saber por onde começar, você pode conferir algumas das nossas dicas de como usar o Instagram para impulsionar as suas vendas.

 

4 Avalie os custos do seu negócio

Como contornar o baixo movimento das férias: 5 dicas práticas para a sua loja físicaOs períodos de baixo movimento são ótimos para que você dê uma pausa e avalie o seu negócio, já que você terá mais tempo para isso. Nesse momento, é importante ir a fundo nas planilhas de custo e faturamento e entenda quais são os seus principais gastos, onde pode investir mais e o que pode reduzir.

 

Assim, avaliando e reavaliando sua performance, você evita os gargalos no processo e está sempre preparado. Você pode avaliar, também, os seus fornecedores nesse momento, buscando por alternativas com melhor custo-benefício. Nós já falamos sobre os passos essenciais para avaliar e escolher fornecedores brasileiros neste post.

 

5 Acompanhe quem já é cliente

Mesmo na busca por expandir sua gama de consumidores, lembre-se de manter um bom relacionamento com aqueles que já são seus clientes. Quem sabe enviar um e-mail com um desconto especial válido durante o período de férias, uma promoção exclusiva para quem já é cliente ou um brinde exclusivo? Como vimos, as alternativas são diversas, então arregace as mangas e comece a colocá-las em prática!

 

Além disso, quem sabe este também não é o período ideal para você investir em visual merchandising e atrair mais clientes para sua loja?

 

Como contornar o baixo movimento das férias: 5 dicas práticas para a sua loja física

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